Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualificação de profissionais da saúde para a atenção às mulheres em situação de violência sexual / Training of health care professionals for the care of women in instances of sexual violence / Cualificación de profesionales de la salud para la atención de mujeres en situación de violencia sexual

Moreira, Gracyelle Alves Remigio; Freitas, Kerma Márcia de; Cavalcanti, Ludmila Fontenele; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Silva, Raimunda Magalhães da.
Trab. educ. saúde ; 16(3): 1039-1055, Sept.-Dec. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-963027
Resumo Analisou-se a qualificação de profissionais da saúde para a atenção às mulheres em situação de violência sexual em duas capitais brasileiras, em estudo qualitativo envolvendo 140 profissionais de diferentes categorias de 18 instituições de saúde em Fortaleza e Rio de Janeiro. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas e o material empírico foi analisado segundo a técnica de análise de conteúdo. Lacunas na formação dos profissionais decorrentes da insuficiente abordagem do tema durante a graduação dos cursos da área da saúde foram observadas nos dois municípios. A fragilidade da qualificação profissional para esse tipo de atuação foi reforçada por lacunas nas ações de capacitação. No município do Rio de Janeiro essas ações mostraram-se mais frequentes e contínuas. Importante a inclusão do tema na formação profissional, a ampliação de processos de capacitação e a atualização das equipes de saúde nos serviços. Tais medidas podem viabilizar um entendimento crítico sobre o fenômeno, contribuindo para implementar intervenções diferenciadas.
Biblioteca responsável: BR15.3