Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação de coordenadores pedagógicos em alimentação escolar: um relato de experiência / /In-service training for pedagogical coordinators in school nutrition: the report of an experience

Santos, Ligia Amparo da Silva; Carvalho, Danilo Melo de Morais; Reis, Amélia Borba Costa; Ramos, Lilian Barbosa; Freitas, Maria do Carmo Soares de.
Ciênc. saúde coletiva ; 18(4): 993-1000, Abr. 2013.
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-30387
Este artigo descreve a experiência de formação de coordenadores pedagógicos em Alimentação Escolar desenvolvida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal da Bahia. Utilizou-se da observação participante e análise de dados documentados em filmagens, resumos de discussão grupal, avaliações processuais e finais e diários de campo. As experiências de formação foram em 2011, em dois municípios da Bahia e na capital de Sergipe, com 118 coordenadores pedagógicos de 79 municípios dos dois estados. Constatou-se que os objetivos da formação de sensibilizar e orientar os coordenadores para a transversalização do tema alimentação e nutrição no currículo escolar foram alcançados. A proposta educativa foi avaliada pelos participantes como "dinâmica", "produtiva" e "interativa", promovendo trocas de experiências. Embora considerem um tema relevante, os coordenadores pedagógicos não têm formação suficiente nos conhecimentos de alimentação e nutrição para subsidiar as suas práticas pedagógicas. Considera-se que a formação apresente limitações quanto a seu desdobramento no campo de trabalho, pois a sensibilização alcançada pode ser fragilizada na volta dos atores ao seu ambiente laboral por falta de uma formação permanente.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1