Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biografia de Taka Oguisso: referência brasileira e mundial em Ética, Legislação e História da Enfermagem / Biografía de Taka Oguisso: referencia brasileña y mundial en Ética, Legislación e Historia de la Enfermería / Biography of Taka Oguisso: Brazilian and world reference in Ethics, Legislation and History of Nursing

Ramos Vicentini, Gustavo; Almeida Ribeiro, Anesilda Alves de; Hiromi Takashi, Magali; Freitas, Genival Fernandes de.
Cult. cuid ; 25(61): 100-116, Dic 16, 2021. ilus
Artigo em Português | IBECS (Espanha) | ID: ibc-217202

Introdução:

Trata-se da biografia de uma enfermeira, advogada e sanitarista brasileira,com destaque nacional e internacional.

Objetivo:

descrever a trajetória profissional da Dra. TakaOguisso, a partir de sua iconografia fotográfica.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa,histórica e biográfica. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética. Os dados foram coletados deentrevistas com a biografada e de fotografias do seu acervo. A metodologia de análise einterpretação das fontes fotográficas, de Boris Kossoy, guiou o estudo.

Resultados:

A trajetóriaprofissional de Taka é marcada pelo trabalho como enfermeira assistencial e chefe do serviço deenfermagem em hospital governamental; professora de nível médio e superior; diretora de escolade enfermagem privada; assessora de autarquia federal; pesquisadora e escritora científica;membro da diretoria de entidade de classe da enfermagem brasileira; consultora, diretoraexecutiva adjunta e representante de órgão internacional da enfermagem.

Conclusões:

Takaconstruiu uma carreira brilhante na enfermagem, sustentada pelas virtudes herdadas dosancestrais japoneses, habilidades linguísticas, conhecimento técnico e científico e educaçãocontinuada. É notório seu protagonismo na Associação Brasileira de Enfermagem e no ConselhoInternacional de Enfermeiras. Sua história de vida é inspiradora. Seu legado profissional estámaterializado nas inúmeras publicações sobre ética, legislação e história da enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS