Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Respostas fisiológicas e comportamentais do recém-nascido de risco durante o cuidado da enfermeira / Physiological and behavioral responses of newborns at risk to nurse's care

Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Rolim, Karla Maria Carneiro; Fontenelle, Fernanda Cavalcante; Gurgel, Eloah de Paula Pessoa; Costa, Luciana Rabelo.
Rev. gaúch. enferm ; 28(1): 98-105, mar. 2007.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-534902
O cotidiano enfrentado pelas enfermeiras que trabalham em Unidade Neonatal (UN) lhes impõe um alargamentode perspectivas na observação e realização, do ponto de vista das suas atividades profissionais. Objetivou-se investigaras respostas fisiológicas e comportamentais do recém-nascido (RN) de risco ao ser cuidado pela enfermeira naUN. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva desenvolvida com 33 RN’s de risco internados na UN numamaternidade pública, em Fortaleza, Ceará, Brasil, no período de dezembro de 2004 a março de 2005. Utilizou-se aobservação direta dos cuidados da enfermeira ao RN e busca nos prontuários das condições de nascimento. A respostafisiológica mais presente foi a alteração da freqüência cardíaca, seguida pela saturação de oxigênio e cor dapele. Constatou-se que o RN, mediante expressão facial, movimentação corporal e choro, tenta comunicar seussentimentos e sua linguagem.
Biblioteca responsável: BR546.1