Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Do governo dos vivos ao governo dos mortos: discursos que operam para a governamentalidade da morte / Del gobierno de los vivos al gobierno de los muertos: discursos que operan para la gobernabilidad de la muerte / From Government of the Living to Government of the Dead: Discourses that Operate for the Governance of Death

Cordeiro, Franciele Roberta.
Aquichan ; 13(3): 442-453, sep.-dic. 2013. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: lil-698744

Objetivo:

conhecer os discursos sobre a morte e o morrer que circulam nos artefatos disponíveis on-line na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Método:

foram selecionados, por meio da busca integrada na base de dados BVS, 16 artigos a partir dos descritores morte, enfermagem e cuidados paliativos. Após constituído o corpusda pesquisa, por aproximação temática, os dados produzidos foram submetidos à análise textual. A discussão dos dados foi operada a partir das noções de normalização e a governamentalidade, propostas pelo filósofo Michel Foucault.

Resultados:

os resultados apontam uma tendência em normalizar o processo de morrer, a partir da filosofia dos Cuidados Paliativos. Visa-se à aceitação da morte, de forma que aqueles que não estão atravessados e subjetivados por esse discurso estão fora de um padrão considerado o ideal. Além disso, esse novo modelo de cuidados desponta como uma estratégia de governamento dos corpos, favorecido pelo ambiente do domicílio e respaldado pelos diferentes saberes, como o religioso e o científico.

Conclusão:

que a constituição desse modo de cuidar, enquanto um saber incorporado pelo discurso científico captura as enfermeiras numa trama de poder em relação aos sujeitos em processo de morrer.
Biblioteca responsável: CO243.1