Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo de trabalho e competências gerenciais do enfermeiro da estratégia saúde da família / Work process and management competences of the nurses in the family health strategy

Paula, Marcilene de; Peres, Aida Maris; Bernardino, Elizabeth; Eduardo, Elizabete Araújo; Macagi, Silvânia Terezinha Silva.
Rev Rene (Online) ; 14(5): 980-987, 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-706480
Objetivou-se identificar as dimensões do processo de trabalho do enfermeiro em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família e, correlacionar as competências necessárias para o desenvolvimento de atividades gerenciais. Pesquisa descritiva que utilizou a técnica de observação não participante durante 160 horas de trabalho de quatro enfermeiros da referida unidade, de março a maio de 2011. Os resultados apontaram que a dimensão assistencial ocupa 42% do tempo dedicado pelos enfermeiros nas suas atividades, seguida da gerencial (33,0%), educativa (20,0%), participação política (2,5%). Na dimensão gerencial, as competências identificadas foram comunicação (55,0%), liderança (33,0%), educação permanente (8,0%) e tomada de decisão (4,0%). Estas competências se inter-relacionam e se desenvolvem em conjunto com as funções administrativas planejamento, coordenação, direção e controle. Para a consecução de suas atribuições na Estratégia de Saúde da Família o enfermeiro utiliza ferramentas administrativas, que exige deste profissional a mobilização constante de diferentes competências.
Biblioteca responsável: BR6.1