Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pensamiento crítico en enfermería: de la racionalidad técnica a la práctica reflexiva / Critical Thinking in Nursing: From Technical Rationality to Reflective Practice / Pensamento crítico em enfermagem: da racionalidade técnica à prática reflexiva

Minguez Moreno, Inmaculada; Siles, José.
Aquichan ; 14(4): 594-604, oct.-dic. 2014.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: lil-742594

Objetivos:

identificar a evolução da enfermagem espanhola desde a racionalidade técnica à prática reflexiva. Mostrar evidência a respeito do pensamento crítico e da prática reflexiva identificando seus paralelismos com a enfermagem sociocrítica. Esclarecer a influência histórica dos paradigmas imperantes na Espanha durante a segunda metade do século XX.

Materiais e métodos:

realizou-se uma revisão temática descritiva. Utilizaram-se fontes primárias Compte, Hume, Bacon, Habermas, Foucault e Horkheimer, além de fontes secundárias relacionadas com a profissão como Index, SciELO.

Resultado:

a evolução da racionalidade técnica à prática reflexiva foi produzida com as mudanças de pensamento dominantes em cada época. A prática reflexiva e o pensamento crítico se mostram necessários para entender a enfermagem sociocrítica. A situação histórica espanhola determinou as mudanças na enfermagem desse país.

Conclusões:

a evolução do pensamento enfermeiro na Espanha segue a evolução dos paradigmas de pensamento dominantes. A prática reflexiva e o pensamento crítico descrito por Habermas permitem a emancipação e, por extensão, a autonomia do paciente pela via da participação ativa na solução de seus problemas de saúde. Esse processo se origina com a conscientização do papel que o profissional e o cidadão/paciente devem desempenhar no planejamento dos cuidados de saúde. Tanto o perfil da mulher, forjado pelo franquismo, quanto a chegada da democracia à Espanha foram determinantes para a evolução estudada; o primeiro atuando como asfixiante e a segunda, como motor.
Biblioteca responsável: CO243.1