Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abordagens teóricas sobre a saúde do trabalhador de enfermagem: revisão integrativa / Theoretical approaches in occupational health of nursing workers: an integrative review / Abordajes teóricos acerca de la salud del trabajador de enfermería: revisión integrativa

Forte, Elaine Cristina Novatzki; Trombetta, Ana Paula; Pires, Denise Elvira Pires de; Gelbcke, Francine de Lima; Lino, Murielk Motta.
Cogitare enferm ; 19(3): 604-611, jul.-set. 2014. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-748051
Revisão integrativa com o objetivo de identificar as abordagens teóricas referidas por autores de estudos atuais sobre a saúde do trabalhador de enfermagem. A busca das publicações entre 2008 e 2012 ocorreu em três bases de dados, utilizando-se os descritores saúde do trabalhador e enfermagem. A amostra constituiu-se de 18 artigos. Dentre os artigos excluídos, por não conterem a abordagem teórica explicitada, encontraram-se estudos quantitativos, estudos transversais e de coorte. Os estudos selecionados possuem características semelhantes, relacionadas à subjetividade do trabalhador e as formas de organização do trabalho. As abordagens teóricas enriquecem a discussão sobre prazer e sofrimento no trabalho de enfermagem, ofertando um leque de possibilidades de interpretação para as situações vivenciadas pelos trabalhadores, e que independentemente da teoria adotada, os estudos corroboram entre si, no sentido de enriquecer o debate acerca da temática, alguns levantando situações emergentes, outros fornecendo subsídios para a melhoria das condições de trabalho.
Biblioteca responsável: BR21.1