Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da atuação das enfermeiras em um modelo de unidades gerenciais / Nursery performance analysis within a model of management units

Segui, Maria Luiza Hexsel; Peres, Aida Maris; Bernardino, Elizabeth.
Semina cienc. biol. saude ; 35(2): 71-80, jul.-dez. 2014.
Artigo em Português | LILACS, Repositório RHS | ID: lil-768377

Objetivo:

identificar os espaços de atuação das enfermeiras após a implantação do modelo de Unidades Gerenciais em uma instituição hospitalar de ensino de grande porte e alta complexidade, da região sul do Brasil.

Método:

estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada com 15 enfermeiras representantes dos cargos ocupados pela categoria na instituição.

Resultados:

as participantes são do sexo feminino, de 25 a 59 anos, com tempo de atuação no hospital entre 05 e 30 anos, a maioria pós-graduada. As atividades dividem-se em assessoria em comissões ou comitês, vigilância em saúde, atividades de gerenciamento, assistência de enfermagem, educação em serviço, orientação em saúde, pesquisa e atividades administrativas institucionais.

Conclusões:

as enfermeiras que trabalham com assessoria sustentam a operacionalização de algumas políticas públicas de saúde; nos cargos da estrutura do Serviço de Enfermagem, atividades estão relacionadas ao gerenciamento do cuidado e da unidade; e nos cargos administrativos externos, visam às demandas institucionais gerais.
Biblioteca responsável: BR512.1