Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes / Educación en enfermería: evaluación de la formación por egresados, empleadores y docentes / Nursing education: training evaluation by graduates, employers and teachers

Meira, Maria Dyrce Dias; Kurcgant, Paulina.
Rev. bras. enferm ; 69(1): 16-22, jan.-fev. 2016.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), Repositório RHS | ID: lil-771986
RESUMO

Objetivo:

subsidiar a avaliação e as transformações necessárias no currículo de um curso de graduação em Enfermagem.

Método:

estudo descritivo e exploratório desenvolvido em duas etapas na modalidade de pesquisa-ação. Na primeira etapa foram entrevistados e analisados os discursos de 19 egressos e 15 empregadores; na segunda, cinco docentes participaram do Grupo Focal. Para tratamento dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo.

Resultados:

com base na avaliação dos atores, elaborou-se um Plano de Ação com sugestões relativas à flexibilização curricular, redimensionamento de conteúdos, educação permanente, valorização da prática, metodologias ativas e autonomia do estudante.

Conclusão:

a participação de atores partícipes do processo de formação e de atuação de profissionais enfermeiros, na avaliação de um currículo, apontou aspectos passíveis de realinhamento e forneceu subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo.
Biblioteca responsável: BR1.1