Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A formação em enfermagem orientada aos princípios do sistema único de saúde: percepção dos formandos / Nursing education oriented to the principles of the unified health system: perception of graduates / Formación en enfermería orientada a los principios del sistema único de salud: percepción de los alumnos

Winters, Joanara Rozane da Fontoura; Prado, Marta Lenise Do; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 20(2): 248-253, abr.-jun. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-781513

Objetivo:

Identificar como os formandos de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública da Região Sul do Brasil percebem o seu processo de formação em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Métodos:

Pesquisa qualitativa, ancorado no referencial de Freire. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2012, por meio de entrevistas individuais e analisadas de acordo com análise de conteúdo.

Resultados:

Destaca-se como categoria que a formação está dirigida à realidade, com ênfase no SUS. A formação do enfermeiro está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais/Enfermagem e os princípios do SUS; os alunos sentem-se preparados para trabalhar na atenção básica, sendo que sua formação é generalista, humanista, crítica e reflexiva.

Conclusão:

O processo de formação do enfermeiro encontra-se de acordo com a política de saúde vigente, porém apresenta fragilidades que devem ser repensadas, como a interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao SUS.
Biblioteca responsável: BR442.1