Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: perfil e atividades desenvolvidas / Enfermeros del Servicio de Atención Móvil de Urgencia: perfil y actividades desarrolladas / Nurses from the Mobile Emergency Service: profile and developed activities

Luchtemberg, Marilene Nonnemacher; Pires, Denise Elvira Pires de.
Rev. bras. enferm ; 69(2): 213-220, mar.-abr. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-783844
RESUMO

Objetivo:

caracterizar o perfil e identificar as atividades desenvolvidas por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um estado da região sul do Brasil.

Método:

estudo exploratório descritivo. Os dados foram coletados por meio de questionário com 63 enfermeiros.

Resultados:

o perfil mostrou uma força de trabalho predominantemente feminina, jovem e com formação especializada. As atividades desenvolvidas foram organizadas nas dimensões cuidar, gerenciar e educar, verificando-se o predomínio da primeira. As ações de cuidado envolveram múltiplos procedimentos, mas não houve menção ao uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no desenvolvimento das atividades de cuidado. A seguir, destacou-se a dimensão gerencial com predomínio de atividades burocráticas. As ações educativas tiveram menor destaque.

Conclusão:

as ações de cuidado são o foco principal das atividades dos enfermeiros, predominando o atendimento ao prescrito institucionalmente sem uso de instrumental como a SAE que poderia contribuir para maior visibilidade do seu trabalho profissional.
Biblioteca responsável: BR1.1