Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aumento das cargas de trabalho em técnicos de enfermagem na atenção primária à saúde no Brasil / Increased workloads for nurse technicians in primary health care in Brazil / Aumento de las cargas de trabajo en técnicos de enfermería en la atención primaria a la salud en Brasil

Scherer, Magda Duarte dos Anjos; Oliveira, Neura Angélica de; Pires, Denise Elvira Pires de; Trindade, Letícia de Lima; Gonçalves, Ana Sofia Resque; Vieira, Monica.
Trab. educ. saúde ; 14(supl.1): 89-104, nov. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-798152
Resumo Este artigo analisa os principais aspectos que contribuem para aumentar as cargas de trabalho de técnicos de enfermagem que atuam na atenção primária à saúde no Brasil, identifica o tipo de cargas e classifica os aspectos mais prevalentes para esse grupo ocupacional. Baseia-se em estudo multicêntrico realizado com 24 profissionais das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, de 2011 a 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados no software Atlas.ti e submetidos à análise temática. Os aspectos que mais contribuem para aumentar as cargas de trabalho são a baixa remuneração mensal, falta de recursos materiais, sobrecarga de trabalho, desgaste e adoecimento, relação com o usuário, e escassez de recursos humanos, prevalecendo cargas psíquicas e fisiológicas. Adequação das condições e organização do trabalho se mostram primordiais para amenizar as cargas de trabalho no cenário da atenção primária à saúde, e para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos técnicos de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3