Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da atenção pré-natal na percepção de puérperas / Analysis of prenatal care in the perception of postpartum women

Barbieri, Ângela; Fonseca, Letícia M; Ceron, Marizete I; Fedosse, Elenir.
Distúrb. comun ; 24(1): 29-39, abr. 2012. ilus, tab, graf
Artigo em Português | Index Psi Periódicos Técnico-Científicos | ID: psi-51944

Introdução:

A atenção pré-natal prevê a promoção de saúde materno-infantil incluindo o tratamento dos problemas que, por desventura, ocorram nesse período.

Objetivo:

Analisar a atenção pré-natal na percepção de usuárias que realizaram o parto em um hospital universitário, de uma cidade de médio porte do RS e caracterizar as práticas de pré-natal ofertadas neste município. Material e

Método:

A amostra constou de 150 puérperas que foram entrevistadas em até 48 horas após o parto. A entrevista abordou a realização do pré-natal e a percepção das puérperas acerca do mesmo. O período de coleta foi de dois meses.

Resultados:

Das 150 puérperas entrevistadas, 91,33% realizaram pré-natal em diferentes serviços de saúde de densidades tecnológicas (Hospital, Consultório Particular e Atenção Básica). Quando houve orientações durante o pré-natal, o assunto mais abordado foi amamentação, seguido dos hábitos saudáveis de alimentação, contracepção e cuidados com o bebê. 100% das usuárias que realizaram o pré-natal no hospital, com a equipe interdisciplinar, não sentiram falta de esclarecimento ou novas informações.

Conclusão:

Apesar do alto índice de realização de pré-natal, uma análise apurada evidencia uma desarticulação entre o período pré-natal, parto e puerpério e revela a importância de uma abordagem interdisciplinar no pré-natal a exemplo da praticada pelo Programa de Residência multiprofissional em que o estudo foi realizado.(AU)
Biblioteca responsável: BR195.3