Prevalência de asma e de sintomas relacionados entre escolares de São Paulo, Brasil: 1996 a 1999 Estudo da reatividade brônquica entre adolescentes asmáticos e não asmáticos International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) / Prevalence of asthma and related symptoms among schoolchildren living in São Paulo, Brazil: from 1996 to 1999 Study of bronchial responsiveness among adolescents with active asthma and non-asthmatics adolescents International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC)
Rev. bras. alergia imunopatol
; 24(3): 77-89, maio-jun. 2001. tab
Article
ي Pt
| LILACS
| ID: lil-402531
المكتبة المسؤولة:
BR32.1
RESUMO
Objetivos:
Avaliar a prevalência de asma e sintomas relacionados, em escolares da região Sul da cidade de São Paulo (International Study of Asthma and Allergies in Childhood, ISAAC), comparando os dados atuais aos anteriores, da mesma localidade. Validar, de forma construtiva, o questionário escrito (QE) tendo o teste de broncoprovocação (TBP) com metacolina (M) como padrão ouro.Métodos:
Respeitando o protocolo do ISAAC o QE, foi preenchido pelos pais e/ou responsáveis de escolares de seis a sete anos (N=1776) e pelos adoles-centes (13-14 anos, N=2748). Entre os adolescentes foram selecionados, aleatoriamente 106 que referiram ter tido sibilos nos últimos doze meses (grupo Asma Ativa, AA) e 103 que responderam não a todas as questões referentes à asma (grupo Não Asmático, NA). Eles foram submetidos ao TBP com M, sendo obtida a concentração de metacolina capaz de reduzir queda de 20 per cent nos valores basais de volume expiratório forçado no primeiro segundo (CP20). Por meio da curva ROC (Relative Operating Characteristic) estabeleceu-se a CP20 capaz de separar AA de NA. Utilizando-a calculou-se os coeficientes de sensibilidade (S), especificidade (E), concordância (C) e os valores preditivos positivo (VPP) e negativo (VPN) para as questões de gravidade, diagnóstico médico de asma e asma atual.Resultados:
Comparando-se os dados de 1996 e 1999, não houve aumento da prevalência de asma diagnosticada entre escolares de seis a sete anos, embora maior gravidade fosse detectada. Entre os adolescentes, houve redução da prevalência de asma diagnosticada e de sua gravidade. Considerando-se a CP20 de corte, verificamos que as questões de gravidade acompanharam-se de baixa S, altas E e C além de bons VPP e VPN. Entre os adolescentes AA verificamos valores médios de CP20 significantemente menores, entre os que manifestaram quadros mais graves de asma.Conclusões:
Além do aumento na gravidade da as-ma entre os escolares de seis a sete anos e da redução da prevalência de asma diagnosticada e de sua gravidade entre os adolescentes, pudemos constatar (validação construtiva) que a questão sibilos nos últimos doze meses é o melhor quesito para separar AA de NA
Search on Google
الفهرس:
LILACS
الموضوع الرئيسي:
Prevalence
نوع الدراسة:
Clinical_trials
/
Diagnostic_studies
/
Guideline
/
Prevalence_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
/
Screening_studies
المحددات:
Adolescent
/
Child
/
Child, preschool
البلد/الأقليم حسب الموضوع:
America do sul
/
Brasil
اللغة:
Pt
مجلة:
Rev. bras. alergia imunopatol
موضوع المجلة:
ALERGIA E IMUNOLOGIA
السنة:
2001
نوع:
Article