Diabetes mellitus tipo 1: multifatores que conferem suscetibilidade à patogenia auto-imune / Type 1 diabetes mellitus: multifactors that confer susceptibility to the autoimmune pathogenesis
Sci. med
; 17(4): 212-217, 2007.
Article
ي Pt
| LILACS
| ID: lil-492466
المكتبة المسؤولة:
BR500.1
RESUMO
Objetivos:
revisar dados de literatura concernentes aos fatores que conferem sustibilidade à patogenia auto-imune do diabetes mellitus tipo 1. Fonte de dados revisão de artigos especializados no assunto publicados em banco de dados nacionais internacionais (scielo, lilacs e pubmed). Síntese de dados a etiopatogenia do diabetes mellitus tipo 1 está associada a fatores inflamatórios, genéticos e ambientais. Nesta revisão, abordamos o papel da auto-imunidade humoral e celular que culmina com a disfunção das células-beta produtoras de insulina e anti-ácido glutâmico descarboxilase é uma característica importante nesta patologia. Os diversos fatores genéticos associados ao deflagramento do diabetes de mellitus tipo 1, sobretudo os associados ao sistema de antígenos leucocitários humanos, acabam por potencializar a apresentação de antígenos das ilhotas para o sistema imune. Por fim, fatores ambientais como exposição viral também contribuem para a quebra de tolerância imunológica observada nesses pacientes.Conclusões:
o diabetes mellitus tipo 1 é uma entidade de etiopatogenia altamente complexa. Diversos fatores genéticos e ambientais potencializam os mecanismos de auto-imunidade humoral e celular que levam à insulite. O risco de hipoglicemia severa observada com o tratamento insulinico e as e as complicações crônicas do diabetes mellitus tipo 1 justificam pesquisas contínuas em relação à etiopatogenia desta entidade, o que contribuirá para abordagens terapêuticas mais eficazes.
النص الكامل:
1
الفهرس:
LILACS
الموضوع الرئيسي:
Risk Factors
/
Diabetes Mellitus
نوع الدراسة:
Etiology_studies
/
Risk_factors_studies
اللغة:
Pt
مجلة:
Sci. med
السنة:
2007
نوع:
Article