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Capacidades e habilidades motoras no jogo de atletismo do kinect sport: avaliação por meio de um grupo focal / Capacities and motor skills in the kinect sport track and field: evaluation by a focus group
Freitas, Kamyla Thais Dias de; Medeiros, Pâmella de; Carvalho, Helton Pereira de; Cardoso, Fernando Luiz.
  • Freitas, Kamyla Thais Dias de; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis. BR
  • Medeiros, Pâmella de; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis. BR
  • Carvalho, Helton Pereira de; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis. BR
  • Cardoso, Fernando Luiz; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis. BR
Rev. bras. ciênc. mov ; 29(1): [1-20], jan.-mar. 2021. tab, ilus
Article in Portuguese | LILACS | ID: biblio-1348015
RESUMO
Os jogos de exergame possuem potencial para serem utilizados no desenvolvimento e aquisição de capacidades e habilidades motoras. Contudo os jogos comerciais não são projetados para essa finalidade, sendo necessário aprofundar os conhecimentos sobre esse produto. O objetivo desse estudo foi identificar as habilidades motoras fundamentais e as capacidades motoras exigidas durante a utilização de um jogo de exergame e elaborar uma reflexão sobre as especificidades da atividade realizada e os aspectos motores envolvidos. Participaram do grupo focal três doutores e quatro mestres com experiência na área de comportamento motor. Os avaliadores observavam um voluntário jogar e ao final respondiam um questionário. O jogo analisado foi o de Atletismo (Kinect Sports), com as modalidades de Corrida, Lançamento de Dardo, Salto em Distância, Lançamento de Disco, Corrida com Barreiras. Os dados quantitativos foram analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do percentual de concordância dos avaliadores. Para os dados qualitativos foi utilizada a análise de discurso, sendo identificados três eixos a) especificidade do jogo de exergame, b) padrão motor e padrão de movimento, c) resultado do jogo, feedback e correção do movimento. A coordenação motora foi a capacidade mais presente nos jogos. A atividade Corrida com Barreiras foi a que mais exige o uso de habilidades e capacidades motoras. As discussões identificaram questões sobre as diferenças entre o movimento em ambiente real e no ambiente controlado pelo jogo e sobre a qualidade do movimento realizado, entre outros aspectos. Conclui-se que em geral as capacidades motoras são mais exigidas que as habilidades motoras, e que as discussões sobre o movimento realizado nesses jogos podem auxiliar na inserção dessa ferramenta na educação física.(AU)
ABSTRACT
Exergame games have the potential to be used in the development and acquisition of motor skills and abilities. However, commercial games are not designed for this purpose, and it is necessary to deepen the knowledge about this product. The aim of this study was to identify the fundamental motor skills and motor abilities required when using an exergame game and to elaborate a reflection on the specifics of the activity performed and the motor aspects involved. Three doctors and four masters with experience in the field of motor behavior participated in the focus group. The evaluators watched a volunteer play and at the end answered a questionnaire. The game analyzed was Track and Field (Kinect Sports), with the events of Sprint, Javelin, Long Jump, Discus and Hurdles. Quantitative data were analyzed using the Content Validity Index (CVI) and the percentage of agreement of the evaluators. For qualitative data, discourse analysis was used, with three axes being identified a) specificity of the exergame game, b) motor pattern and movement pattern, c) game result, feedback, and movement correction. Motor coordination was the most present ability in games. The Hurdles event was the one that most requires the use of motor skills and abilities. The discussions identified questions about the differences between movement in a real environment and the environment controlled by the game and about the quality of the movement performed, among other aspects. It is concluded that, in general, motor abilities are more required than motor skills, and that discussions about the movement performed in these games can assist in the insertion of this tool in physical education.(AU)
Subject(s)


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Track and Field / Exergaming / Motor Skills Type of study: Qualitative research Limits: Humans Language: Portuguese Journal: Rev. bras. ciênc. mov Journal subject: Sports Medicine Year: 2021 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/BR

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