A importância da presença de líquido livre na cavidade peritoneal à ultra-sonografia no tratamento sistêmico da gravidez ectópica com metotrexato / Free fluid in peritoneal cavity at transvaginal ultrasound after ectopic pregnancy methotrexate systemic treatment
Reprod. clim
; 13(4): 228-31, out. 1998. tab, graf
Article
de Pt
| LILACS
| ID: lil-229465
Bibliothèque responsable:
BR33.1
RESUMO
OBJETIVO:
Avaliar a presença de líquido livre à ultra-sonografia transvaginal com os resultados do tratamento sistêmico da gravidez ectópica íntegra com dose única de metotrexato. PACIENTES EMÉTODO:
42 pacientes com gravidez ectópica íntegra diagnosticada pela ultra-sonografia transvaginal e dosagem de beta-hCG foram incluídas no estudo. Os critérios de inclusäo foram estabilidade hemodinâmica, massa anexial ó 5,0 cm e desejo de gravidez futura. Foram excluídas as com doença hepática ou renal, discrasia sangüínea e casos com indicaçäo da conduta expectante, ou seja, queda dos títulos de beta-hCG>15 por cento num intervalo de 24 horas sem tratamento. Os casos foram tratados com dose única de MTX (50 mg/m² IM). O acompanhamento foi realizado com dosagens seriadas de beta-hCG nos dias 1, 4 e 7 após o MTX, e semanalmente até títulos de beta-hCG negativo. A presença de líquido livre na cavidade peritoneal foi considerada ausente, discreta (apenas em fundo de saco posterior), moderada (estendendo-se para regiäo peri-anexial ipsilateral) e acentuada (extensäo para regiöes peri/supra uterina e anexiais).RESULTADOS:
O sucesso do tratamento com dose única foi de 69 por cento (29 pacientes), com uma segunda dose foi de 78,6 por cento (33/42 pacientes). Quantidade de líquido livre ausente ou discreta ocorreram em 37 casos sendo que 78,4 por cento evoluíram com sucesso, enquanto que a presença de moderada ou acentuada quantidade ocorreu em 5 casos e todos evoluíram com insucesso. O teste exato de Fisher (p=0,0015* ou 0,15 por cento) mostrou associaçäo signficante entre sucesso clínico e líquido livre em quantidade discreta ou ausente.CONCLUSÄO:
A presença de líquido livre em quantidade discreta ou ausente à ultra-sonografia representa situaçäo favorável para o tratamento sistêmico da gravidez ectópica íntegra com dose única de metotrexato.
Recherche sur Google
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Grossesse extra-utérine
/
Méthotrexate
/
Échographie
Type d'étude:
Diagnostic_studies
/
Etiology_studies
/
Risk_factors_studies
Limites du sujet:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Pregnancy
langue:
Pt
Texte intégral:
Reprod. clim
Thème du journal:
REPRODUCAO
Année:
1998
Type:
Article