Your browser doesn't support javascript.
loading
Hospitalizacao de pacientes de hanseniase: participacao de casos curados pelo esquema PQT/OMS / ?
s.l; s.n; 2004. ", "_f": "89", "_l": "95 p. ilus, graf.
Non-conventional em Pt | LILACS, SES-SP, HANSEN, HANSENIASE, SESSP-ILSLACERVO, SES-SP | ID: biblio-1241517
Biblioteca responsável: BR191.1
Localização: [{"text": "BR191.1", "_a": "01824/s"}]
RESUMO
Fundamentos A hanseniase permanece como uma importante causa de internacao em hospitais universitarios, seja pelas intercorrencias clinicas e cirurgicas, ou ainda devido aos estados reacionais.

Objetivos:

Avaliar e discutir as principais caracteristicas das internacoes motivadas por hanseniase. Material e

metodos:

Estudo retrospectivo pela coleta de dados em registros de admissão e alta e levantamento de prontuarios de pacientes internados na enfermaria de dermatologia do Hospital Universitario Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), no periodo de 1999 a 2002.

Resultados:

De um total de 1.023 pacientes internados na enfermaria de dermatologia do HUCFF, entre 1999 e 2002, 8,8% foram casos de hanseniase. A media de idade foi de 36 anos e o sexo masculino prevaleceu com 58% das internacoes. Observou-se que a reacao hansenica foi a principal causa de internacao, sendo 63% de pacientes pos-alta. No que diz respeito a procedencia, a Baixada Fluminense participa com 53% da demanda.

Conclusoes:

Os casos de hanseniase considerados "curados" pelo esquema PQT/OMS permaneceram com importante causa de hospitalizacao mesmo apos a alta, sendo a reacao hansenica a principal responsavel.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Dapsona / Hanseníase Tipo de estudo: Observational_studies Idioma: Pt Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Non-conventional
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Dapsona / Hanseníase Tipo de estudo: Observational_studies Idioma: Pt Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Non-conventional