Papel das ações educativas e o controle da hanseníase no município de Ariquemes, Rondônia / The role of educational practice and the control of Hansen´s disease in the municipality of Ariquemes, state of Rondônia
In. Universidade Federal do Rio de Janeiro.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Investigações em sistema de saúde e controle da hanseníase. Rio de Janeiro, s.n, abr.-jun., 2008. p.181-192.
Non-conventional
em Pt
| LILACS, SES-SP, HANSEN, HANSENIASE, SESSP-ILSLACERVO, SES-SP
| ID: biblio-1247248
Biblioteca responsável:
BR191.1
Localização: [{"text": "BR191.1", "_a": "01224/D.A"}]
RESUMO
O objetivo deste artigo é avaliar o papel das ações educativas em saúde específicas para hanseníase em relação aos fatores que influenciam o usuário a buscar o serviço, bem como a forma com que ele adquiriu o conhecimento sobre hanseníase. A população deste estudo foi constituida por casos novos de hanseníase do município de Ariquemes, Rondônia, do primeiro semestre de 2004. Caracteriza-se por ser descritivo exploratório. Responderam ao questionário 55 indivíduos. Verificou-se que a televisão e cartazes têm papel considerável para informar, mas não para motivar. A rede social - família com parentes em tratamento ou em alta - foi fundamental na motivação pela procura do atendimento e na aquisição do conhecimento sobre a doença. O conteúdo assimilado através de ações educativas não evoca o preconceito ou medo, mas não foi suficiente para acabar com o estigma já existente. As ações educativas em saúde só atingirão sua função quando considerarem que os indivíduos acometidos com esta doença não são cidadãos isolados, que seu contexto familiar é o núcleo central motivador e que merecem uma atenção ininterrupta das esferas governamentais, no tocante à educação, ao acesso ao serviço, à manutenção de sua dignidade. Conclui-se que é necessa´rio planejar e compor campanhas educativas cujos contextos sejam os familiares e específicos da região.
Buscar no Google
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Hanseníase
Tipo de estudo:
Evaluation_studies
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2008
Tipo de documento:
Non-conventional