Análise do consumo de sacarose na dieta dos pacientes em tratamento na Clínica da Faculdade de Odontologia da Ufrgs
RFO UPF
; 21(1): 43-48, jan./ abr.2016.
Article
em Pt
| LILACS
| ID: biblio-2323
Biblioteca responsável:
BR1539.9
RESUMO
Objetivo:
verificar a frequência e a ocasião da ingestão de sacarose na dieta de pacientes atendidos na disciplina de Ortodontia Clínica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sujeitos emétodo:
o presente estudo analisou, por intermédio do índice de potencial cariogênico e da solicitação de diário alimentar de três dias, a ingestão de sacarose na dieta de pacientes. Além disso, o índice do potencial cariogênico foi associado ao sexo e à idade dos pacientes.Resultados:
do total de 82 questionários enviados, houve retorno de 44 (53,7%). A média total do potencial cariogênico foi de 69 pontos (± 24,5), o que corresponde a um escore moderado. Entretanto, 18 pacientes (40,9%) tiveram escore alto do potencial cariogênico, 22 pacientes (50%) escore médio e, somente, 4 pacientes (9,1%) apresentaram escore baixo. O índice do potencial cariogênico não apresentou associação significativa nem com o sexo (p=0,727) nem com a faixa etária (p=0,742) dos pacientes. Houve associação estatística significativa da média do consumo de sacarose entre as refeições com o escore do potencial cariogênico (rs = 0,616; p<0,001).Conclusão:
a maior parte dos pacientes (90,9%) tem uma dieta com escore de moderado a alto em relação ao potencial cariogênico. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa do potencial cariogênico com o sexo e a faixa etária dos pacientes.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Idioma:
Pt
Revista:
RFO UPF
Assunto da revista:
ODONTOLOGIA
Ano de publicação:
2016
Tipo de documento:
Article