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Gamificação e crowdsourcing para melhoria do combate ao Aedes aegypti / Gamification and crowdsourcing for strengthening the combat against Aedes aegypti
Oliveira, Ruan Pierre; Moura, José Antão Beltrão; Barros, Marcelo Alves; Cavalcante, Ana Carolina Policarpo.
Afiliação
  • Oliveira, Ruan Pierre; Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande. BR
  • Moura, José Antão Beltrão; Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande. BR
  • Barros, Marcelo Alves; Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande. BR
  • Cavalcante, Ana Carolina Policarpo; Universidade Estadual de Pernambuco. Recife. BR
J. health inform ; 8(supl.I): 963-972, 2016. ilus, tab, graf
Article em Pt | LILACS | ID: biblio-906737
Biblioteca responsável: BR21.1
RESUMO

OBJETIVOS:

Criar um sistema baseado em conceitos de gamificação e crowdsourcing, para auxiliar no combate/prevenção ao Aedes aegypti. Com ênfase nos indicadores número de notificações de focos do mosquito; tempo médio para gerar relatórios utilizados no planejamento e tempo médio entre a notificação e o recebimento da mesma pelo agente de campo.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo quantitativo-exploratório em parceria com as vigilâncias para a idealização, especificação, implementação e teste piloto do sistema proposto.

RESULTADOS:

Foi produzido um aplicativo móvel para a população realizar notificações que alimentam um sistema de informação na web, georreferenciado e usado pela VA/VE para apoio à gestão de seus serviços. No piloto foi verificado uma melhoria significativa nos indicadores considerados.

CONCLUSÃO:

O sistema poderá funcionar como um novo canal de denúncia, assim como auxiliar os processos e serviços da VA/VE para um combate mais eficiente e eficaz ao mosquito e às doenças por ele transmitidas.
ABSTRACT

OBJECTIVES:

Develop and apply a gamified and crowdsourcing information system to speed up and improvedecision making by sanitary and health agencies ("VA/VE") as they attempt to prevent the spread of the zika, dengue, and chikungunya viruses transmitted by the Aedes aegypti mosquito.

METHODS:

Carry out a quantitative-exploratory study in partnership with VA/VE to specify, implement and (pilot) test the proposed system.

RESULTS:

The work produceda gamified, crowdsourced mobile app for the population to feed information on Aedes aegypti´s infestation into a georeferenced web information system. VA/VE use this web IS to manage their operations. The pilot test provided evidence that the partner VA/VE was able to make faster and better decisions.

CONCLUSION:

The proposed IS may serve as a newAedes aegypti infestation notification channel for the population and as a decision support system for VA/VE for more efficient and effective combat against the mosquito and related diseases.
Assuntos
Palavras-chave
Texto completo: 1 Índice: LILACS Assunto principal: Aedes / Dengue / Crowdsourcing / Aplicativos Móveis Limite: Adult / Female / Humans / Male Idioma: Pt Revista: J. health inform Assunto da revista: INFORMATICA MEDICA / SERVICOS DE SAUDE / TECNOLOGIA Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article / Congress and conference
Texto completo: 1 Índice: LILACS Assunto principal: Aedes / Dengue / Crowdsourcing / Aplicativos Móveis Limite: Adult / Female / Humans / Male Idioma: Pt Revista: J. health inform Assunto da revista: INFORMATICA MEDICA / SERVICOS DE SAUDE / TECNOLOGIA Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Article / Congress and conference