Your browser doesn't support javascript.
loading
Alterações ultra-estruturais do glomérulo na pré-eclâmpsia / Ultrastructural glomerular alterations in preeclampsia
Rio, Suzana Maria Pires do; Melo, Victor Hugo de; Godoy, Pérsio; Yokota, Mitiko.
Afiliação
  • Rio, Suzana Maria Pires do; Universidade Federal de Minas Gerais. Hospital das Clínicas. Belo Horizonte. BR
  • Melo, Victor Hugo de; Universidade Federal de Minas Gerais. Hospital das Clínicas. Belo Horizonte. BR
  • Godoy, Pérsio; Universidade Federal de Minas Gerais. Hospital das Clínicas. Belo Horizonte. BR
  • Yokota, Mitiko; Universidade Federal de Minas Gerais. Hospital das Clínicas. Belo Horizonte. BR
Rev. bras. ginecol. obstet ; 26(3): 185-192, abr. 2004. ilus, tab
Article em Pt | LILACS | ID: lil-359971
Biblioteca responsável: BR26.1
RESUMO

Objetivos:

identificar as alterações ultra-estruturais glomerulares em pacientes com pré-eclâmpsia grave, assim como avaliar a evolução destas lesões e sua relação com o momento de realização da biópsia renal.

Métodos:

dentre as 72 gestantes com síndrome hipertensiva que se submeteram à biópsia renal no puerpério, em 39 o material obtido mostrou-se adequado para exame à microscopia eletrônica de transmissão, assim distribuídas 25 eram portadoras de pré-eclâmpsia pura e 14 tiveram diagnóstico de pré-eclâmpsia superposta à hipertensão arterial crônica. As apresentações morfológicas estiveram representadas por rim normal, edema das células endoteliais, expansão do mesângio, interposição mesangial, depósitos subendoteliais e fusão dos pés dos podócitos.

Resultados:

As alterações mais freqüentes nos dois grupos foram os depósitos subendoteliais e a fusão dos pés dos podócitos. O edema da célula endotelial ocorreu em 84 por cento das pacientes com pré-eclâmpsia pura e 92,9 por cento das pacientes com pré-eclâmpsia superposta. Não foi observada associação entre a gravidade da doença e a intensidade do edema da célula endotelial. Verificou-se tendência de interposição mesangial em pacientes biopsiadas após o sétimo dia pós-parto. A fusão dos podócitos apresentou associação significativa com a proteinúria de 24 horas.

Conclusões:

as alterações glomerulares citadas representam um espectro de lesões complexas e dinâmicas que, em conjunto, constituem as características ultra-estruturais da pré-eclâmpsia, que não deve, pois, ser identificada somente pela presença do edema da célula endotelial.
Assuntos
Texto completo: 1 Índice: LILACS Assunto principal: Pré-Eclâmpsia / Glomérulos Renais Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Female / Humans / Pregnancy Idioma: Pt Revista: Rev. bras. ginecol. obstet Assunto da revista: GINECOLOGIA / OBSTETRICIA Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Article
Texto completo: 1 Índice: LILACS Assunto principal: Pré-Eclâmpsia / Glomérulos Renais Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Female / Humans / Pregnancy Idioma: Pt Revista: Rev. bras. ginecol. obstet Assunto da revista: GINECOLOGIA / OBSTETRICIA Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Article