Importância da colonoscopia no rastreamento de pólipos e câncer colorretal em pacientes portadores de pólipos retais / Importance of the colonoscopy in the tracking of polyps and colorectal neoplasms in carrying patients of rectal polyps
Rev. bras. colo-proctol
; 25(3): 226-234, jul.-set. 2005. tab, graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-418222
Biblioteca responsável:
BR15.1
RESUMO
O câncer colorretal é a terceira causa de morte nas regiões sul e sudeste do Brasil. Os tumores crescem lentamente seguindo a seqüência adenoma-carcinoma. A colonoscopa permite o diagnóstico e a ressecção dos pólipos. Atualmente discute-se a colonoscopia para pacientes portadores de pólipos retais não-neoplásicos e pólipos pequenos, além dos adenomas. Objetivo:
verificar a prevalência dos pólipos colônicos nos pacientes portadores de pólipos retais, correlacionar o tipo histológico e o tamanho do pólipo retal com o achado de neoplasia proximal. Pacientes emétodo:
estudo transversal, entre 2000 e 2003, com pacientes portadores de pólipos retais submetidos a colonoscopia. Dividiram-se os pacientes por faixa etária, tipo e tamanho do pólipo retal. Pólipos e câncer foram considerados achados positivos na colonoscopia. Foram excluídas síndromes polipóides genéticas e câncer retal.Resultados:
examinaram-se 1.715 pacientes dos quais 74 (4,31por cento) tinham pólipos retais. O estudo histopatológico mostrou que 54,1por cento eram adenomatosos, 23por cento hiperplásicos, 12,2por cento inflamatórios e 10,8por cento, excrescências de mucosa. A maioria dos pólipos foi encontrada em pacientes acima de 40 anos, havendo significância estatística no grupo dos neoplásicos (p<0,0001). Não houve diferença estatística quando comparados os achados positivos na colonoscopia entre os grupos de pólipos retais adenomatosos e hiperplásicos (p=0,052). O tamanho do pólipo retal não foi estatisticamente significante para achados positivos na colonoscopia.Conclusões:
prevalência de pólipos proximais em portadores de pólipos retais foi 49,1por cento. Prevalência de neoplasia proximal foi de 42,5por cento e 11,7por cento nos portadores de pólipos retais neoplásicos e não-neoplásicos, respectivamente. O tamanho do pólipo retal não foi preditivo para achado de neoplasia proximal.
Buscar no Google
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Neoplasias Colorretais
/
Pólipos do Colo
/
Colonoscopia
Tipo de estudo:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
/
Screening_studies
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. colo-proctol
Assunto da revista:
GASTROENTEROLOGIA
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Article