Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação dos resultados da osteotomia supracondilar para correção do cúbito varo / Result evaluation of supracondylar osteotomy for cubitus varus correction
Checchia, Sérgio Luiz; Santos, Pedro Doneux; Silva, Luciana Andrade da; Miyazaki, Alberto Naoki; Fregoneze, Marcelo; Sabeh Júnior, Nemi; Mazza, Luiz Fernando; Bastos, Leonardo Ribeiro.
Afiliação
  • Checchia, Sérgio Luiz; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
  • Santos, Pedro Doneux; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
  • Silva, Luciana Andrade da; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
  • Miyazaki, Alberto Naoki; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
  • Fregoneze, Marcelo; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
  • Sabeh Júnior, Nemi; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
  • Mazza, Luiz Fernando; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
  • Bastos, Leonardo Ribeiro; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. São Paulo. BR
Rev. bras. ortop ; 41(9): 352-360, set. 2006. ilus, tab
Article em Pt | LILACS | ID: lil-437571
Biblioteca responsável: BR26.1
RESUMO

Objetivo:

A deformidade em varo do cotovelo é uma complicação comum das fraturas supracondilares. A principal queixa é a cosmética e a osteotomia supracondilar é o tratamento de escolha.

Métodos:

Entre outubro de 1991 e maio de 2003, 26 pacientes foram operados visando o tratamento dessa deformidade. A média de idade no momento da fratura era de cinco anos e quatro meses e o tempo médio entre a fratura e a osteotomia foi de 81 meses. A média do ângulo de carregamento era de -21°. Todos os pacientes foram submetidos a ressecção de cunha óssea com base lateral. Quanto à osteossíntese, em 14 pacientes foi feita com dois fios de Kirschner cruzados e, nos restantes, com placa e parafusos. Em 11 pacientes foi feita uma medialização do fragmento distal buscando evitar o desenvolvimento de proeminência lateral.

Resultados:

Ocorreram complicações em 13 pacientes em um paciente, fratura da superfície articular durante a osteotomia; em sete, a cunha ressecada foi insuficiente e em cinco houve perda da redução por falha da fixação. Num tempo de seguimento médio de 56 meses, as principais queixas foram persistência da deformidade em varo, proeminência lateral, dor e limitação da mobilidade. Pelo critério de avaliação anatômica, houve 11 resultados excelentes, seis bons e nove ruins; e pelo critério de avaliação funcional, oito resultados excelentes, nove bons, quatro regulares e cinco ruins.

Conclusão:

Os autores concluem que planejamento e execução mais cuidadosa da cunha e fixação suficientemente rígida podem minimizar as complicações.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Osteotomia / Cotovelo Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies Limite: Female / Humans / Male Idioma: Pt Revista: Rev. bras. ortop Assunto da revista: ORTOPEDIA Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Article
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Osteotomia / Cotovelo Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies Limite: Female / Humans / Male Idioma: Pt Revista: Rev. bras. ortop Assunto da revista: ORTOPEDIA Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Article