Experiência de treinamento com Nintendo Wii sobre a funcionalidade, equilíbrio e qualidade de vida de idosas / Training experience with Nintendo Wii on functionality, balance and quality of life in elderly
Motriz rev. educ. fís. (Impr.)
; 19(2): 532-540, abr.-jun. 2013. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-678328
Biblioteca responsável:
BR33.1
RESUMO
O objetivo desse relato de experiência foi analisar a funcionalidade, equilíbrio e qualidade de vida em duas idosas não institucionalizadas, após serem submetidas a um protocolo de treinamento em Realidade Virtual composto por nove sessões com duração de 50 minutos cada e frequência de três vezes por semana. Para tanto, utilizou-se os jogos do software Wii Fit, bem como o acessório Balance Board do console Nintendo Wii, a partir de um programa de treinamento elaborado fundamentado em diretrizes gerais de agência de saúde, tais como o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ASCM). A avaliação da funcionalidade foi realizada com o uso dos Testes de Aptidão Física para Idosos (TAFI), o equilíbrio foi avaliado com a Escala de Berg e a qualidade de vida foi mensurada com o questionário SF-36. Os resultados apontaram melhora nos valores absolutos de todos os testes analisados, permitindo concluir acerca do potencial do programa de treinamento elaborado para a melhora da independência funcional de idosos. Esperamos que este estudo auxilie pesquisadores a dar continuidade à pesquisa e às ações envolvendo o uso do Nintendo Wii como ferramenta assistiva a idosos.
ABSTRACT
The aim of this case report was to assess the functionality, balance and quality of life of two non-institutionalized elderly submitted to a training protocol in Virtual Reality. The training protocol consisted of nine sessions with 50 minutes of duration, and three times a week. Games of Wii Fit software and the Balance Board of Nintendo Wii were used for training protocol. The guidelines of health agencies, American College of Sports Medicine (ACSM), were used to design the training program. The assessment of functionality was performed with Tasks of Physical Fitness for elderly; balance was assessed by Berg scale and quality of life was measured with the SF-36 questionnaire. The results indicated improvements in the absolute values of variables assessed. It may be concluded that the Nintendo Wii is a potential tool for training program to improve functional independence of elderly. We hope that this study stimulates researchers to continue investigating the use of Nintendo Wii as an assistive tool for the elderly.
Palavras-chave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Jogos e Brinquedos
/
Qualidade de Vida
/
Aptidão Física
Tipo de estudo:
Qualitative_research
Limite:
Aged
/
Female
/
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Motriz rev. educ. fís. (Impr.)
Assunto da revista:
EDUCACAO FISICA
/
MEDICINA ESPORTIVA
/
MEDICINA FISICA E REABILITACAO
Ano de publicação:
2013
Tipo de documento:
Article