Your browser doesn't support javascript.
loading
Fatores de risco para a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono em docentes de odontologia / Risk factors for obstructive sleep apnea/hypopnea syndrome in dentistry professors
Catão, Carmen Dolores de Sá; Freitas, Vicente Jadson Gregório; Alves, Layanne Soyara Bidô; Cruz, Jackson Borba da; Ribeiro, Ana Isabella Arruda Meira; Macena , Maria Carolina Bandeira.
Afiliação
  • Catão, Carmen Dolores de Sá; s.af
  • Freitas, Vicente Jadson Gregório; s.af
  • Alves, Layanne Soyara Bidô; s.af
  • Cruz, Jackson Borba da; s.af
  • Ribeiro, Ana Isabella Arruda Meira; s.af
  • Macena , Maria Carolina Bandeira; s.af
RFO UPF ; 20(2): 145-149, maio-agosto 2015. ilus
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-771310
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (Sahos) é caracterizada pelo colapso e obstrução da via aérea superior durante o sono. Apresenta como sinais e sintomas ronco, sonolência excessiva e pausas respiratórias durante o sono. Trata-se de uma doença crônica, evolutiva, com alta taxa de morbidade e mortalidade, que pode levar ao comprometimento das atividades diurnas, expondo os portadores a risco de acidentes, além de estar associada às complicações cardiovasculares.

Objetivo:

verificar a prevalência de fatores de risco para a Sahos em professores de Odontologia, por meio do questionário sintomatológico, da escala de sonolência de Epworth (ESE) e das medidas antropométricas.

Resultados:

a amostra foi censitária, composta por 36 professores, 55,6% do sexo feminino e 69,4% do sexo masculino. Dos entrevistados, 30,5% apresentaram pressão arterial (PA) superior a 120/80 mmHg, 52,8% encontravam-se acima do peso (índice de massa corporal ? IMC > 25), 22,3% apresentaram-se na escala de obesidade, 33,5% exibiram circunferência do pescoço maior ou igual a 40 cm, 50% relataram roncar e 72,2% afirmaram despertar durante a noite. Apesar de 44,5% afirmarem ter um sono agitado, apenas 5,6% observaram ou foram avisados de que paravam de respirar enquanto dormiam.

Conclusões:

pôde--se observar um alto percentual de docentes com grau excessivo de sonolência por meio da ESE (61,1%), apesar da ausência de relação estatisticamente significativa com as variáveis da pesquisa. O IMC aumentado, níveis elevados de PA (>140/90 mmHg), ronco e sono agitado foram sintomas encontrados na população estudada, evidenciando um elevado risco para o desenvolvimento da Sahos.
Palavras-chave
Texto completo: 1 Índice: LILACS Tipo de estudo: Etiology_studies / Risk_factors_studies Idioma: Pt Revista: RFO UPF Assunto da revista: ODONTOLOGIA Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article
Texto completo: 1 Índice: LILACS Tipo de estudo: Etiology_studies / Risk_factors_studies Idioma: Pt Revista: RFO UPF Assunto da revista: ODONTOLOGIA Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article