Your browser doesn't support javascript.
loading
Experiências de enfermeiros no cuidado à pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde em tempos de pandemia de COVID-19
Silva, Carlos Jordão de Assis; Moraes, Maria Fernanda Fernandes de; Gomes, Flávio; Alcântara, Meine Siomara; Moreira, Patrícia Naiara de Oliveira; Gonçalves, Rafaella Guilherme; Oliveira, Luciane Paula Batista de.
Affiliation
  • Silva, Carlos Jordão de Assis; Hospital Regional de João Câmara. João Câmara. BR
  • Moraes, Maria Fernanda Fernandes de; Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. BR
  • Gomes, Flávio; Hospital Rio Grande. Natal. BR
  • Alcântara, Meine Siomara; Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. BR
  • Moreira, Patrícia Naiara de Oliveira; Hospital Rio Grande. Natal. BR
  • Gonçalves, Rafaella Guilherme; Hospital Universitário Onofre Lopes. Natal. BR
  • Oliveira, Luciane Paula Batista de; Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz. BR
Saúde Redes ; 9(Supl.6): 4335, nov. 2023.
Article в Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1527216
Ответственная библиотека: BR1973.9
RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência de enfermeiros no cuidado à pessoa idosa na rede de atenção à saúde do estado do Rio Grande do Norte no período de pandemia de COVID-19.

Métodos:

relato de experiência, desenvolvido em maio de 2020 por um grupo de seis enfermeiros atuantes em todos os níveis de complexidade, no setor público e privado.

Resultados:

as experiências vivenciadas foram descritas de acordo com o nível de atenção dos serviços de saúde, e suas apresentações se deram em eixos temáticos segundo o local de vivência de cada autor. Salienta-se que as experiências abarcam os cenários da Atenção Primária à Saúde, a Atenção hospitalar na atenção secundária e terciária, além do contexto do serviço particular e público-ensino. Discussões a atuação do enfermeiro passou por adaptações devido à pandemia, incluindo novos fluxos de atendimento e rotinas que favoreçam a prevenção da transmissão desta doença. Na atenção primária, os profissionais têm oferecido atividades de estimulação cognitiva e física para os idosos domiciliados, com acompanhamento por telefone para evitar busca dispensável dos serviços de saúde. Na atenção hospitalar, a experiência de cuidar de pessoas idosas com COVID-19 revelou que, além de cuidados específicos com a doença, esses pacientes têm requerido maior atenção aos aspectos psicossociais, pois idosos com diagnóstico confirmado precisam permanecer sem acompanhante. Considerações finais percebemos que nossa formação propicia condições de analisar de forma sensível às situações vividas pelos pacientes idosos que, neste momento de pandemia, demandam cuidados de enfermagem complexos e suporte biopsicossocial e espiritual, dada a gravidade da doença e a necessidade de isolamento destes pacientes.
License
Key words

Полный текст: 1 База данных: LILACS Тип исследования: Screening_studies Язык: Pt Журнал: Saúde Redes Тематика журнала: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Год: 2023 Тип: Article

Полный текст: 1 База данных: LILACS Тип исследования: Screening_studies Язык: Pt Журнал: Saúde Redes Тематика журнала: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Год: 2023 Тип: Article