Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Homeopatia

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sintomas patogenéticos de serotonina: relato de um grupo de auto-experimentadores / Proving symptoms of serotonin: report of a group of self-experimenters

Albuquerque, Paulo Elias de Azevedo; Carneiro, Solange Monteiro de Toledo Piza Gomes; Rodrigues, Maria do Rocio Lázaro; Nechar, Rosana Mara Ceribelli .
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 73(3/4): 1-16, 2010.
Artículo en Portugués | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-10428
O valor da auto-experimentação realizada pelo homeopata é inestimável, segundo Hahnemann, seja para o auto-conhecimento, para seu o aprendizado como observador e, principalmente, para a vivência dos princípios homeopáticos. Assim, formou-se, em 2005, em Londrina um grupo de auto-experimentação, composto por vários profissionais homeopatas. Vinte auto-experimentadores (12 no primeiro grupo, em 2005, e 8 no segundo grupo, em 2008) provaram sulfato de serotonina na preparação homeopática 30cH e, posteriormente, os sintomas observados pelos dois grupos foram comparados com aqueles descritos na literatura para a síndrome serotoninérgica (SS). O medicamento Serotonina 30cH despertou 370 sintomas, expressos pelos 20 auto-experimentadores, sendo que os sintomas foram reunidos em 47 grupos. Desses sintomas, muitos apareceram nos dois grupos, compostos por experimentadores diferentes, em momentos diversos. O resultado da comparação entre os sintomas da SS e aqueles surgidos nas auto-experimentações mostrou que dos 32 sintomas da SS relatados pela literatura consultada, 17 deles ocorreram nas auto-experimentações. A auto-experimentação foi uma oportunidade ímpar para a vivência dos princípios homeopáticos e um excelente exercício de auto-observação. A riqueza dos sintomas experimentados aliada à reprodução dos mesmos na segunda experimentação e à coincidência com vários sintomas da SS tornam a serotonina agitada e diluída um medicamento homeopático para ser utilizado na clínica.(AU)
Biblioteca responsable: BR926.1
Selo DaSilva