Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Homeopatia

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Homeopatia como uma alternativa para o tratamento da asma / Homeopathy as an alternative for asthma treatment

Garcia, Cássia Virginia; Bandeira, Gabriela Veiga Vieira Mancio; Mendez, Andreas Sebastian Loureiro.
Int. j. high dilution res ; 10(36): 201-202, september 30, 2011.
Artículo en Inglés | LILACS-Express | ID: hom-10702

Introdução:

a asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por uma obstrução reversível e uma hiper-reatividade das vias aérea inferiores [1]. É responsável por modificações no estilo de vida, e, considerando sua alta frequência, se tornou um problema importante no orçamento dos serviços de saúde pelo mundo. Aspectos como a falta de resultados definitivos e a presença de efeitos adversos, observados para o tratamento convencional, bem como a busca por melhor qualidade de vida têm aumentado o interesse dos pacientes por terapias alternativas e complementares, sendo a homeopatia uma das mais citadas [2]. Em 2001, a asma estava entre os 10 diagnósticos mais tratados pelos homeopatas nos Estados Unidos [3].

Objetivos:

neste trabalho, uma pesquisa qualitativa foi realizada, objetivando avaliar a real contribuição que homeopatia pode representar para os pacientes com asma e o papel do farmacêutico neste tratamento.

Metodologia:

as bases de dados Medline, Sciencedirect e BIREME foram usadas para encontrar artigos científicos, aplicando as expressões ?asma?, ?homeopatia? e ?terapias alternativas e complementares.

Resultados:

pelo menos seis trabalhos demonstram aplicações de sucesso da homeopatia no tratamento de adultos ou crianças com asma. Os principais benefícios citados são a diminuição da frequência e da gravidade das crises, além de alguns casos de cura.

Conclusões:

Os dados ainda são escassos em relação ao tratamento homeopático da asma. Os poucos trabalhos encontrados mostraram que esse tipo de terapia é muito adequada, principalmente pelo componente emocional, mas também por ser livre de efeitos adversos, muito comuns no tratamento convencional (por exemplo, corticoides). Para assegurar que um tratamento correto está sendo feito, o farmacêutico deve estar presente e ativo na identificação e documentação dos pacientes, dando-lhes orientações corretas sobre o uso e o armazenamento dos medicamentos homeopáticos, além de estimular um relacionamento próximo e de confiança com o homeopata. Da mesma forma, a preparação dos medicamentos deve estar de acordo com as guias oficiais a fim de garantir a sua qualidade.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1
Selo DaSilva