Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Homeopatia

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo clínico, duplo-cego, randomizado, em crianças com amigdalites recorrentes submetidas a tratamento homeopático / A double-blind, randomized clinical study in children with recurrent tonsillitis undergoing homeopathic treatment

Furuta, Sergio E; Weckx, Luc L M; Figueiredo, Claudia R.
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 80(1/2): 164-173, 2017. graf, tab
Artículo en Portugués | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-11976

Objetivo:

Avaliar a eficácia e a segurança do tratamento homeopático em crianças com amigdalite recorrente, com indicação cirúrgica.

Métodos:

Estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado, em que foram incluídas 40 crianças com idade variando de 3 a 7 anos; 20 crianças foram tratadas com medicação homeopática individualizada e 20 crianças receberam placebo. A duração do estudo de cada paciente foi de 4 meses. A avaliação dos resultados foi clínica, por meio de questionário padrão, de exame otorrinolaringológico, no primeiro e no último dia do tratamento. Utilizou-se como critério de amigdalites de repetição a ocorrência de 5 a 7 episódios de amigdalites agudas ao ano.

Resultados:

Das 18 crianças que completaram o tratamento homeopático, 14 não apresentaram nenhum episódio de amigdalite aguda bacteriana; das 15 crianças que receberam placebo por 4 meses, 5 pacientes não apresentaram amigdalite, com diferenças estatisticamente significantes (p= 0,015). Nenhum dos pacientes apresentou efeitos colaterais aos medicamentos prescritos.

Conclusões:

O tratamento homeopático foi eficaz nas crianças com amigdalites recorrentes, quandocomparado ao placebo, excluindo 14 crianças (78%) da indicação cirúrgica. O medicamento homeopático não provocou eventos adversos nas crianças. (AU)
Biblioteca responsable: BR926.1
Selo DaSilva