Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Elaboração e validação de checklist para administração de medicamentos para pacientes em protocolos de pesquisa / Elaboración y validación de checklist para la administración de medicamentos para pacientes en protocolos de investigación / Elaboration and validation of a drug administration checklist for patients in research protocols

Cardoso, Adriana Serdotte Freitas; Muller, Suzana; Echer, Isabel Cristina; Rabelo-Silva, Eneida Rejane; Boni, Fernanda Guarilha; Ribeiro, Adriana Souza.
Rev. gaúch. enferm ; 40(spe): e20180311, 2019. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004097
Resumo OBJETIVO Descrever a elaboração e validação de um checklist como estratégia de administração segura de medicamentos. MÉTODO Estudo de validação por consenso de especialistas conduzido de janeiro a junho de 2018 em um Centro de Pesquisa Clínica de um hospital universitário. O checklist foi validado por três enfermeiros assistenciais, dois técnicos de enfermagem, um farmacêutico, dois enfermeiros professores e um médico professor, todos com ampla experiência na administração de medicamentos e em pesquisa clínica. Para a lista final foi considerado consenso de 100% entre os especialistas. RESULTADOS Elaborou-se um guia composto por seis itens a serem checados pela equipe assistencial antes, durante e após a administração de medicamentos de Pesquisa Clínica. CONCLUSÃO A validação do checklist forneceu elementos norteadores para a prevenção de comportamentos que podem levar ao risco de eventos adversos e também permitiu que as equipes assistenciais buscassem estratégias seguras de cuidado na administração de medicamentos.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva