Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Investigação de possíveis grupos de risco para tuberculose humana por Mycobacterium bovis no estado de São Paulo / Investigation of possible risk groups for human tuberculosis caused by Mycobacterium bovis in the state of São Paulo

Couto, Rodrigo de Macedo.
São Paulo; s.n; 2019. 158 p.
Tese em Português | LILACS | ID: biblio-1006650

Objetivos:

Identificar e comparar grupos de pacientes potencialmente de risco para tuberculose zoonótica (TBz), investigando a existência de fatores associados. Apresentar a distribuição espacial dos casos de tuberculose (TB) em bovinos e dos casos humanos.

Método:

Trata-se de estudo descritivo de casos confirmados de TB por todas as formas clínicas, residentes no estado de São Paulo, do período de 2006 a 2015. Definiram-se seis grupos potenciais de risco para TBz conforme critérios estabelecidos pela literatura. A análise descritiva foi realizada separadamente para pacientes menores de 15 anos e pacientes com 15 anos ou mais de idade, comparando os grupos identificados com a população de estudo por meio do teste do Qui-quadrado/Exato de Fisher. A existência de associação entre TB intestinal e/ou ganglionar (aceita como proxy de caso suspeito de TBz) e as exposições de interesse foi investigada pelas estimativas da odds ratio bruta e ajustada, com os respectivos intervalos de 95% de confiança, usando regressão logística. . A distribuição dos casos suspeitos foram apresentados em mapas temáticos.

Resultados:

Aplicados os critérios estabelecidos para o estudo, foram incluídos 190.368 casos de TB por todas as formas clínicas. Dentre estes 134 tinham menos de 15 anos e residiam em municípios com até 20.000 habitantes (grupo A); os demais tinham 15 anos ou mais, sendo 1.238 trabalhadores rurais (grupo B); 201 magarefes (grupo C); 1.012 residiam em municípios com até 20.000 habitantes e com rebanhos infectados pela TB (grupo D); 2.776 imigrantes sul americanos (grupo E); e 160 imigrantes africanos (grupo F). Os grupos B e F foram os que mais apresentaram características semelhantes à TBz descrita na literatura, destacando-se no grupo B as maiores proporções de casos de residentes em municípios com caso de TB em bovinos e das formas intestinal e ganglionar periférica. Enquanto que no grupo F verificou-se maior proporção de casos com a forma clínica ganglionar periférica e de coinfecção HIV/TB. Os grupos A, C e D também apresentaram características distintas em relação ao total de casos de TB e associadas à TBz segundo a literatura, porém de maneira menos nítida. O grupo E não apresentou características relacionadas aos casos típicos da TBz. Dentre os pacientes menores de 15 anos de idade, após ajustes, destacaram-se como fatores associados à TB ganglionar e/ou intestinal, residir em município com menores índices de urbanização e com casos de TB em bovino conforme registro oficial. Entte os pacientes com 15 anos ou mais de idade, destacaram-se as associações com a ocupação de trabalhador rural e com a de magarefe. A distribuição dos tipos de rebanhos bovinos foi ampla sendo registrados casos da doença em animais em praticamente todas as regiões do estado.

Conclusões:

Os dados de vigilância da TB humana e animal, permitiram identificar grupos de pacientes com características associadas à TBz, salietando a importância da aplicação da proposta de Saúde Única, além de oferecerem subsídios para o desenvolvimento de um componente para TBz na vigilância da TB no estado de São Paulo, assim como, para pesquisas sobre o tema
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; Dr1511
Selo DaSilva