Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distúrbios psíquicos menores em estudantes de graduação em enfermagem: estudo transversal / Minor psychiatric disorders in nursing undergraduates students: a cross-sectional study

Pedro, Cecília Mariane Pinheiro; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Marconato, Cíntia da Silva; Morais, Bruna Xavier; Magnago, Ana Carolina de Souza; Andolhe, Rafaela.
Rev. enferm. UFSM ; 7(4): 1-14, out.-dez. 2017.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1034469

Objetivo:

Verificar a prevalência e os fatores associados aos Distúrbios PsíquicosMenores (DPMs) em estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública doRio Grande do Sul, Brasil.

Método:

Estudo transversal, desenvolvido em dezembro de 2014,com 149 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se questionário autopreenchívelcom questões sociodemográficas, acadêmicas e de saúde e a versão brasileira do Self ReportingQuestionnaire – 20. Para a análise, utilizou-se a estatística descritiva e analítica no programaPredictive Analytics Software (PASW Statistics®).

Resultados:

Predominaram estudantes dosexo feminino, com idade entre 21 e 30 anos, solteiros e que estavam cursando o 4º semestre dagraduação. A prevalência de DPMs foi de 54,4%. Dos fatores avaliados, ter o diagnósticomédico de alguma patologia foi significativo para DPMs.

Conclusão:

A alta prevalência deDPMs evidencia a necessidade de acompanhamento e de planejamento de estratégias deprevenção do sofrimento psíquico nessa população.
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: BR568.1
Selo DaSilva