Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Downregulation of lncrna uca1 as a diagnostic and prognostic biomarker for ovarian endometriosis

Huang, Huan; Zhu, Zhengyan; Song, Yu.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 65(3): 336-341, Mar. 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1041040
RESUMO

OBJETIVO:

A endometriose ovariana afeta seriamente a qualidade de vida das mulheres, e o carcinoma urotelial 1 de urcélio de RNA não codificador longo 1 (UCA1) desempenha um papel crucial na patogênese de várias doenças ovarianas. No entanto, o envolvimento do lncRNA UCA1 na endometriose ovariana permanece desconhecido até o momento. Portanto, o presente estudo tem como objetivo estudar o papel do UCA1 na endometriose ovariana.

Métodos:

Um total de 98 pacientes com endometriose ovariana e de 28 mulheres saudáveis foi incluído. A expressão de lncRNA UCA1 em tecidos de endométrio ectópico e eutópico de pacientes com endometriose ovariana e controles foi detectada por qRT-PCR. A análise da curva ROC foi realizada para avaliar os valores diagnósticos do lncRNA UCA1 sérico para endometriose ovariana. Os pacientes foram acompanhados por dois anos após a alta, e a recorrência da endometriose ovariana foi registrada.

RESULTADOS:

O nível de expressão do lncRNA O UCA1 foi significativamente maior nos tecidos do endométrio ectópico do que nos tecidos do endométrio eutópico pareados para a maioria dos pacientes. O nível sérico de UCA1 foi diminuído com a progressão da endometriose ovariana. O soro UCA1 pode ser usado para diagnosticar com precisão a endometriose ovariana. O nível sérico de UCA1 não apresentou correlações significativas com a idade ou com os hábitos de vida dos pacientes. Após o tratamento, o nível sérico do lncRNA UCA1 foi aumentado, e os níveis séricos de lncRNA UCA1 no dia da alta foram significativamente menores nos pacientes com recidiva do que naqueles sem recorrência.

CONCLUSÃO:

A regulação negativa do lncRNA UCA1 está envolvida na patogênese da endometriose ovariana e pode servir como um promissor biomarcador diagnóstico e prognóstico para a doença.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva