Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do acolhimento com classificação de risco em unidades de pronto-atendimento / Embracement analysis of the risk classification in the emergency units / Análisis de la atención según la clasificación de riesgo en puestos de emergencias

Gouveia, Mariana Tomé; Melo, Suélida Rafaela de; Costa, Maria Wanessa da Silva; Souza, José Madson Medeiros; Sá, Laisa Ribeiro de; Pimenta, Cláudia Jeane Lopes; Costa, Kátia Neyla de Freitas Macedo; Costa, Tatiana Ferreira da.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1210, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1051565

OBJETIVO:

avaliar os serviços de acolhimento com classificação de risco realizados em unidades de pronto-atendimento.

MÉTODO:

trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com 63 enfermeiros que atuam nas unidades de pronto-atendimento de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais realizadas no ambiente de trabalho dos enfermeiros, mediante a utilização de um questionário semiestruturado e do instrumento de avaliação do acolhimento com classificação de risco, sendo analisados por meio de estatística descritiva.

RESULTADOS:

mediante a avaliação das dimensões do instrumento de acolhimento com classificação de risco observou-se que a maioria dos enfermeiros classificou a "estrutura" como precária (47,6%), o "processo" como satisfatório (47,6%) e o "resultado" como igualmente satisfatório e precário (42,9%). A análise individual de cada serviço evidenciou que apenas uma unidade de pronto-atendimento classificou a "estrutura" como precária e as demais questões foram tidas como satisfatórias nas outras dimensões donabedianas processo e resultado.

CONCLUSÃO:

o acolhimento com classificação de risco tem cumprido um dos seus principais objetivos, que é atender o usuário conforme a gravidade do caso e não por ordem de chegada.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva