Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? / Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil de los enfermeros-docentes en una universidad pública: ¿qué necesitamos ir adelante?

Almeida, Emerson Willian Santos; Silva, Mércia Beatriz Martins; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Barbosa, Henrique Andrade; Vieira, Maria Aparecida.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 559-565, jan.-dez. 2020. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1096920

Objetivo:

analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública.

Método:

estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017.

Resultados:

a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto.

Conclusão:

a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva