Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de Práticas Integrativas e Complementares por idosos: Pesquisa Nacional de Saúde 2013 / Use of Integrative and Complementary Practices by the elderly: National Health Survey 2013

Marques, Priscila de Paula; Francisco, Priscila Maria Stolses Bergamo; Bacurau, Aldiane Gomes de Macedo; Rodrigues, Patrícia Silveira; Malta, Deborah Carvalho; Barros, Nelson Filice de.
Saúde debate ; 44(126): 845-856, jul.-set. 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1139573
RESUMO O estudo teve por objetivo estimar a prevalência da realização de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e sua relação com doenças crônicas em idosos brasileiros. Estudo transversal de base populacional realizado com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2013; n=23.815). Estimaram-se a prevalência de realização de PIC e as frequências relativas das práticas referidas. Realizaram-se comparações entre proporções pelo teste de Rao-Scott com nível de significância de 5% e estimaram-se razões de prevalência para o uso das práticas integrativas e complementares, segundo doenças crônicas. O uso das PIC foi referido por 5,4% (IC95%4,9-6,0) dos idosos. Entre estes, 62,6% relataram uso de plantas medicinais/fitoterapia; 22,2%, acupuntura; e 11,2%, homeopatia. Somente 6,7% realizaram o tratamento no SUS. Observou-se maior realização das práticas pelas mulheres e para todos os tratamentos considerados (p<0,001); naqueles com colesterol alto, artrite ou reumatismo, problema de coluna e depressão (p<0,05). Os resultados dimensionam o uso das PIC com dados de abrangência nacional, apontando para sua utilização no tratamento das diversas condições de saúde que acometem principalmente os idosos.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva