Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções sobre homeopatia na perspectiva de discentes dos cursos de saúde de um centro universitário de Recife-PE / Healthcare students perceptions about homeopathy at a university of Recife-PE

Pereira da Silva, Ana Laura; Melo Sobral, Jennifer Hellen; Marina Campelo, Juliana; Pereira da Costa Neco, Heytor Victor.
Revista Sustinere ; 9(1): 323-337, 2021. tab
Artigo em Português | MTYCI | ID: biblio-1290665
A homeopatia é um método terapêutico que tem como princípio "semelhante cura semelhante", tendo como base a experimentação das preparações altamente diluídas e sucussionadas, com objetivo de produzir em pessoas sadias sintomas semelhantes aos da doença que devem combater. O interesse da população por ela vem aumentando e há necessidade de formar profissionais qualificados no ensino de práticas integrativas e complementares para que avancem no SUS. Diante disso, o objetivo deste estudo foi descrever as percepções sobre homeopatia na perspectiva de discentes dos cursos de saúde de um centro universitário privado em Recife-PE. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo a partir da aplicação de questionário a 500 estudantes de cursos de saúde, entre outubro e novembro de 2018. Apesar de 65,2% dos discentes relatarem ter ouvido falar sobre homeopatia, 73% declararam ter pouco ou nenhum conhecimento sobre as formas de tratamento. Além disso, 82,8% dos discentes afirmaram não conhecer as PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS), e nem saber que medicamentos homeopáticos são distribuídos gratuitamente pelo SUS (86%). Existe interesse dos estudantes de saúde em incluir homeopatia como disciplina na grade de seus cursos, afim de estarem aptos para oferecer um atendimento integral aos pacientes. Portanto, há necessidade de instituições de ensino superior investirem e promoverem disciplinas que abordem a homeopatia, para formarem profissionais com maior conhecimento sobre as PIC, o que irá acarretar maior informação para a população, contribuindo na melhoria da saúde individual e coletiva através da saúde pública.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva