Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Descripción de la disponibilidad y normas para el uso de las benzodiacepinas en algunos países de América Latina, 2022 / Description of benzodiazepines availability and regulation in several countries of Latin America, 2022 / Descrição da disponibilidade e regulamentação para o uso de benzodiazepínicos em alguns países da América Latina, 2022

Speranza Mourine, Noelia; Viroga Espino, Stephanie; Naeko Uema, Sonia Andrea; Pimentel Montero, Fátima; Calvo Barbado, Dulce María; Cañás, Martín; Aldunate, María Francisca; Ramírez Camacho, Mario Alberto; Escalante Saavedra, Pamela Alejandra.
Rev. méd. Urug ; 38(2)jun. 2022.
Artigo em Espanhol | LILACS, UY-BNMED, BNUY | ID: biblio-1389683
Resumo

Introdução:

os benzodiazepínicos constituem um grupo farmacológico amplamente prescrito em todo o mundo desde seu surgimento na década de 1960. O objetivo deste estudo foi identificar a disponibilidade, prescrição e modalidades de dispensação de benzodiazepínicos em diferentes países da América Latina, de acordo com as regulamentações vigentes em cada país participante do estudo.

Materiais e métodos:

estudo observacional, descritivo e transversal, realizado com os dados disponíveis até o ano de 2022 dos países membros da Rede de Centros de Informação sobre Medicamentos da América Latina e do Caribe (Red CIMLAC) que faziam parte do estudo. As bases de dados das agências reguladoras, normas vigentes e outros documentos necessários foram utilizados para obter informações sobre dispensação e prescrição em cada país.

Resultados:

doze dos 20 países da Rede CIMLAC completaram o estudo. O número total de benzodiazepínicos disponíveis em cada país variou entre 6 e 12 (média 9). Destes, uma média de 5 foram incluídos nas listas nacionais de medicamentos essenciais. A maioria dos países tem combinações de dose fixa com benzodiazepínicos. Em todos os países é necessário prescrição especial. Mais da metade dos países têm recomendações nacionais.

Conclusões:

a ampla disponibilidade de benzodiazepínicos comercializados, a existência de combinações em doses fixas e a falta de recomendações nacionais podem ser fatores que contribuem para o uso irracional desse grupo terapêutico.
Biblioteca responsável: UY6.1
Selo DaSilva