Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudos experimentais desenvolvidos por enfermeiros brasileiros: revisão integrativa / Experimental studies developed by brazilian nurses: integrative review / Estudios experimentales desarrollados por enfermeros brasileños: revisión integradora

Cannavan, Priscila Moreno Sperling; Aoki, Roberta Nazario; Almeida, Angélica Olivetto de; Carvalho, Luciana Aparecida Costa; Barbosa, Luara de Carvalho; Bueno, Giselli Cristina Villela.
Rev. enferm. UFPE on line ; 16(1): [1-23], jan. 2022. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF | ID: biblio-1400867

Objetivo:

descrever a produção nacional da Enfermagem brasileira de estudos experimentais publicados nos últimos cinco anos.

Método:

revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE, Embase, CINAHL e Scopus e na Biblioteca Virtual em Saúde. Para a estratégia de busca, utilizaram-se os descritores "Ensaio Clínico Controlado", "Ensaio Clínico", "Ensaio Clínico Controlado Aleatório" e "Pesquisa em Enfermagem". Incluíram-se artigos originais publicados entre os anos de 2015 e 2020, em português, inglês e/ou espanhol, tendo enfermeiros como primeiro autor e com pontuação cinco no escore de Jadad.

Resultados:

foram analisados 16 artigos, com escore cinco na escala de Jadad, que contemplam três premissas randomização, cegamento e descrição de perdas adequadamente. Identificaram-se quatro grandes áreas de conhecimento práticas integrativas, saúde do adulto-idoso, saúde maternoinfantil e estomaterapia. Na temática de práticas integrativas, os estudos demonstraram a eficácia dessas práticas, enquanto, na área de saúde adulto-idoso e maternoinfantil, prevaleceram estudos de intervenções educativas; estudos de estomaterapia abordaram terapias tópicas que auxiliam no processo de cicatrização tecidual/prevenção de lesões de pele.

Conclusão:

identificou-se que o principal enfoque dos estudos com o método experimental por enfermeiros brasileiros pertencia a quatro grandes áreas de conhecimento da saúde e abordaram questões educativas e intervenções clínicas da prática da Enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva