Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medicamentos homeopáticos mais comercializados na pandemia de COVID-19 no município de João Pessoa/Paraíba / best-selling homeopathic medicines during the COVID-19 pandemic in the municipality of João Pessoa/Paraíba

Sousa, Maria do Socorro; Neto, José Nunes de Queiroz; Figueredo, Climerio Avelino de; Costa, Danielly Albuquerque da; Dantas, Maria Beatriz Pragana.
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 84(1): 77-83, 2023.
Artigo em Português | LILACS, HomeoIndex (homeopatia) | ID: biblio-1426375
No dia 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu a primeira comunicação sobre um surto de pneumonia ocorrido na cidade de Wuhan, onde o agente causador foi determinado como um novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em 26 de fevereiro de 2020 e após 21 dias foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba o primeiro caso de COVID-19 nesse estado. Uma das opções utilizadas pela população para a chamada prevenção contra a COVID-19 foi o uso de medicamentos homeopáticos. Esta pesquisa objetivou identificar os medicamentos homeopáticos mais vendidos em farmácias homeopáticas do município de João Pessoa no período de janeiro a setembro de 2020. Para coleta dos dados foi realizada uma entrevista com os proprietários das farmácias homeopáticas que responderam a um questionário previamente elaborado. O estudo evidenciou um aumento expressivo na venda de medicamentos homeopáticos a partir do mês de março de 2020 nas farmácias pesquisadas. Os medicamentos mais comercializados por ordem de frequência foram: Camphora, Arsenicum album, Gelsemium, Oscilococcinum, Influenzinum, Antimonium tartaricum, Carbo vegetabilis e Aviarium. Os dados obtidos neste trabalho sugerem que o fluxo de incidência de Oscilococcinum e Influenzinum foi maior nos meses iniciais da Pandemia, provavelmente, relacionado a sua indicação como preventivo, assim como o aumento expressivo de Camphora e Arsenicum álbum nos meses de abril, maio e junho de 2020, reflete a indicação desses medicamentos não apenas como preventivo, mas também nos casos da doença já instalada.
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva