Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre os cuidados paliativos / Knowledge of nursing professionals about the palliative care / Conocimientos de los profesionales de enfermería sobre el cuidados paliativos

Nascimento, Jaqueline Lima do; Mello, Livia Fajin de; Martins, Elizabeth Rose Costa; Peres, Ellen Marcia; Rebello, Clícia Vieira Cunha; Pires, Bruna Maiara Ferreira Barreto; Costa, Carolina Cabral Pereira da; Gomes, Antonio Marcos Tosoli.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-7, mar. 20, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1442918
Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem inseridos em enfermarias de clínica sobre cuidados paliativos (CP). Métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo. A amostra foi constituída por 42 profissionais de enfermagem de três enfermarias de clínica de um hospital universitário no estado do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se como variável desfecho o conhecimento sobre CP avaliado a partir do número de acertos sobre o assunto. Cruzou-se a variável desfecho com as explanatórias por meio do teste de X2 considerando um p <0,05. Resultados: O nível de conhecimento sobre CP entre os profissionais de enfermagem foi considerado parcialmente satisfatório. Quanto à autopercepção dos profissionais, observou-se que a maioria tinha pouco conhecimento (78,6%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre as classes profissionais (p=0,63), entre a formação (p=0,66), tempo de formação (p=0,09), tempo de serviço no setor (p=0,537), capacitação em cuidados paliativos (p=0,065) com o número de acertos. Houve diferença estatisticamente significativa entre os profissionais que avaliaram seu conhecimento em cuidados paliativos como suficiente e aqueles que nunca ouviram falar (p = 0,031). Conclusão: conclui-se que é premente estudos envolvendo essa temática, considerando o número crescente de pacientes que necessitam desta abordagem. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva