Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Princípios de Hahnemann no tratamento de um quadro agudo: relato de caso / Hahnemann's principles in the treatment of a acute frame: case report

Abrahão, Soraia de Rezende; Fujino, Fernanda M. S. Costa; Olandim, Ana Amélia Campos Claro; Nogueira, Marcelo de Carvalho Galvão; Barnabé, Vagner Doja.
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 84(2): 49-54, 2023. ilus.
Artigo em Português | LILACS, HomeoIndex (homeopatia), MTYCI | ID: biblio-1519115
A Homeopatia é uma ciência fundamentada na observação dos fenômenos naturais. Segundo Hahnemann, a cura homeopática é aquela que acontece de acordo com as leis naturais, sendo uma delas a lei dos semelhantes, já descrita por muitos médicos desde a antiguidade, inclusive Hipócrates. Quando são seguidos os princípios estipulados por Hahnemann, considerando a totalidade sintomática, incluindo a escolha do medicamento, sua potência, dose e frequência de administração, o tratamento homeopático torna-se eficaz tanto em casos crônicos quanto nos agudos, "sendo capaz de aniquilar a doença sem produzir novos e sérios distúrbios". Este estudo tem como objetivo exemplificar como, seguindo os princípios estipulados, a Homeopatia pode ser eficaz no tratamento de um quadro agudo que não obteve sucesso com a terapêutica alopática convencional. Trata-se de um relato de caso de paciente de 64 anos, sem doença prévia instalada, com ferimento corto- -contuso em mão esquerda após queda da própria altura, mantendo sinais flogísticos e ausência de cicatrização 13 dias após a realização da sutura e de fazer uso regular de antibiótico e anti-inflamatório prescritos. Após a avaliação da totalidade sintomática, foi prescrito Belladonna 6cH, administrada pelo método plus, resultando em alívio imediato dos sintomas e cura total em 5 dias. Realizando com cautela o diagnóstico homeopático e a partir disso elegendo o medicamento mais similar ao caso, com potência, dose e frequência de administração adequadas, é possível obter resultados eficazes com o tratamento homeopático, sempre considerando a constituição do indivíduo.
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva