Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Laboratório no estágio de gestão do SUS: integração ensino, pesquisa e gestão / Laboratory in the management internship in SUS: integration of teaching, research and management

Stein, Caroline; Warmling, Cristine Maria; Tôrres, Luísa Helena do Nascimento; Rech, Rafaela Soares; Martins, Aline Blaya; Pires, Fabiana Schneider; Hugo, Fernando Neves.
Rev. ABENO ; 18(2): 166-173, maio 2018. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-908804
O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva