Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Projeto Terapêutico Singular: reflexões para a enfermagem em saúde coletiva / Personalized Therapy Plan: reflections for nursing in public health / Proyecto Terapéutico Singular: reflexiones para la enfermería en salud colectiva

Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira; Acioli, Sonia; Mello, Alex Simões de; Dias, Juliana Roza; Pereira, Raphael Dias de Mello.
Rev. enferm. UERJ ; 24(6): e26309, nov.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, RHS | ID: biblio-960698

Objetivo:

compreender o Projeto Terapêutico Singular (PTS) a partir dos conceitos de sujeito da assistência à saúde, prática profissional, profissional de saúde e processo saúde-doença e discutí-los conforme os achados da literatura científica nacional.

Método:

pesquisa documental, descritiva, qualitativa, realizada em 2015. Foi direcionada por documentos norteadores do Ministério da Saúde, como base reflexiva para a discussão de bibliografias brasileiras. Desenvolveu-se análise de conteúdo orientada pela perspectiva de sistematização temático-categorial.

Resultados:

foram identificados dois agrupamentos temáticos, destacando que a compreensão do PTS, pela discussão dos seus elementos constituintes, corrobora a articulação com a enfermagem e sua aplicabilidade no cotidiano da atenção à saúde.

Conclusão:

o PTS representa uma importante contribuição para a reflexão das práticas de cuidado, pois favorece a articulação entre os diversos saberes existentes e a construção de possíveis espaços de diálogo com as necessidades de saúde dos indivíduos e seus projetos de emancipação.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1
Selo DaSilva