Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atenção primária à saúde: ordenadora da integração assistencial na rede de urgência e emergência / Primary health care: the coordinator of the care integration in the emergency and urgency network / Atención primaria de salud: ordenadora de la integración asistencial en la red de urgencias y emergencias

Da Ros, Carla; Peres, Aida Maris; Bernardino, Elizabeth; Lowen, Ingrid Margareth Voth; Poli Neto, Paulo; Moura, Maria Eliete Batista.
REME rev. min. enferm ; 22: e-1137, 2018. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-964762
A atenção primária à saúde (APS) é considerada a principal porta de entrada na rede assistencial à saúde, no entanto, apresentam-se dificuldades para efetivá-la como tal. Portanto, o objetivo do artigo é analisar a integração entre unidade de saúde (US) e unidade de pronto-atendimento (UPA), tendo a APS como ordenadora da rede de urgência e emergência (RUE). Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Na coleta de dados foram realizadas 49 entrevistas com médicos, enfermeiros e gestores de saúde, entre fevereiro e junho de 2015, em uma capital da região Sul do Brasil. Do processamento dos dados para a análise textual realizado pelo software IRAMUTEQ resultaram quatro classes comunicação formal e informal na organização de saúde; acesso da população aos serviços de saúde; integração entre a US e a UPA; funções da US e da UPA na rede de atenção à saúde. A pesquisa revelou que a integração do cuidado entre a APS e a UPA mostra-se frágil e desarticulada com os outros serviços que compõem a rede assistencial à saúde, potencializado pela indefinição das atribuições de cada componente da RUE pelos gestores do sistema e profissionais assistenciais e a sobreposição de funções entre a US e a UPA.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva