Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do potencial genotóxico e mutagênico de soluções homeopáticas de Candida albicans / Evaluation of the genotoxic and mutagenic potentials of homeopathic Candida albicans solutions

Paiva, Juliana Patrão de; Barbosa, Gleyce Moreno; Homsani, Fortune; Santos, André Luis Souza dos; Holandino, Carla; Leitão, Alvaro da Costa.
Int. j. high dilution res ; 10(36): 177-179, september 30, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10708
ntrodução Candida spp é encontrada naturalmente na microbiota natural da pele humana, trato gastrointestinal e genitourinário e, em geral, até 75% da população não apresenta qualquer sintoma [1]. No entanto, a candidíase oral é muito comum entre os pacientes HIV e pacientes submetidos à quimioterapia. O tratamento da candidíase oral é necessário, uma vez que a doença provoca desconforto e disfagia, resultando em má nutrição, recuperação lenta e internação prolongada [2,3]. Os resultados preliminares obtidos pelo nosso grupo com um novo bioterápico preparado a partir de Candida albicans (Candida 30x) mostrou um grande potencial para reduzir a taxa de adesão da candida quando células epiteliais foram pré-tratadas. Este estudo está sendo desenvolvido visando avaliação do potencial mutagênico e genotóxico de várias soluções homeopáticas.

Objetivos:

O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial genotóxico e mutagênico de diferentes potências homeopáticas do medicamento de C. albicans.

Metodologia:

Uma parte de C. albicans obtida do sangue de pacientes brasileiros [4] foi diluída em 9 partes de água estéril. Esta amostra foi submetida a 100 sucussões mecânicas (aproximadamente 3 Hz), usando Autic ®, originando a primeira diluição (1x). Em seguida, 1 ml desta solução foi diluída em 9 ml de solvente, submetida a 100 sucussões, obtendo a potência 2x. Este procedimento foi repetido sucessivamente para obter a potência de 30x, de acordo com a Farmacopéia Homeopática Brasileira [5]. Pela mesma técnica, o veículo foi preparado até 30x para ser usado como controle. Todas as amostras foram preparadas em condições estéreis e assépticas, utilizando-se gabine de fluxo laminar, classe II, e foram armazenados em geladeira (8ºC). As amostras 1x, 6x, 12x, 18x 24x, 30x de C. albicans e 30x de água (controle do veículo) foram analisadas por Induteste, que avalia a capacidade de agentes físicos ou químicos em promover a indução lisogênica em reflexo a danos em moléculas de DNA de bactérias lisogênicas. E o Teste de Ames, que utiliza linhagens indicadoras de Salmonella typhimurium, sensíveis a substâncias que podem induzir diferentes tipos de mutação.Int J High Dilution Res 2011; 10(36)177-179Proceedings of the XXV GIRI Symposium and VIII CBFH; 2011 Sep 04-07; Foz do Iguaçu (Brazil)179

Resultados:

De acordo com o Induteste, não houve diminuição da fração de sobrevivência de bactérias e aumento na formação de centros infecciosos, independentemente da potência homeopática testada. O mesmo perfil foi obtido após o Teste de Ames, com resultados semelhantes ao controle negativo.

Conclusão:

Podemos concluir que estas amostras não são capazes de induzir danos ao DNA bacteriano das cepas utilizadas. Assim, a utilização deste medicamento não apresenta quaisquer efeitos secundários relacionados com a mutagênese e genotoxicidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva