Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Homeopatia: uma reflexão sobre a prática integrativa

Schelini, Gabriela Violini.
São Paulo; s.n; 2016. 31 p.
Tese em Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-11232
A homeopatia foi criada em 1796 por Samuel Hahnemann, médico alemão, diante de sua insatisfação com os resultados da atenção médica vigente na época. Trazida para o Brasil em 1841 por Bento Mure teve seu período de apogeu e declínio sempre a sombra do preconceito levantado pela alopatia dominante, mas, ao mesmo tempo, conseguindo se manter ativa devido aos seus vários exemplos de tratamentos exitosos. Tentativas de incentivo para trazer à luz tal medicina bicentenária tem aparecido cada vez mais diante da necessidade de uma atenção à saúde mais integral e educativa em oposição ao cuidado mecanicista e invasivo apresentado na atualidade. Nesse sentido, várias normatizações de políticas públicas vêm ocorrendo, sendo a principal delas a Política Nacional de Prática Integrativa e Complementar de 2006.

Objetivo:

Refletir sobre as potencialidades da homeopatia e seu futuro enquanto prática integrativa.

Método:

Revisão bibliográfica da literatura mais recente sobre o tema, das experiências dos serviços públicos em homeopatia e dos dados históricos da homeopatia no Brasil.

Resultados:

O espaço oferecido como política pública de prática integrativa é uma oportunidade para a expansão da homeopatia enquanto atenção básica, para maior conhecimento de sua filosofia e meio de alcançar mais recursos para ensino e pesquisa. Porém, essa medicina criada por Hanhemann é muito mais complexa e abrangente não devendo apenas ser complemento do saber hegemônico corrente, mas sim uma especialidade médica válida e autêntica. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Localização: BR926.1; MOM, S322h, 2016. 5181
Selo DaSilva