Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diversidad cultural de sanadores tradicionales afrocolombianos: preservación y conciliación de saberes / Cultural Diversity of Afro-Colombian Traditional Healers: Preservation and Conciliation of Knowledge / Diversidade cultural dos curandeiros tradicionais afro-colombianos: preservação e conciliação de saberes

López, Lucero; Cataño, Nhora; López, Heddy; Velasquez, Vilma.
Aquichan ; 11(3): 287-304, dic. 2011. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: lil-635404
A diversidade afro-colombiana entretece práticas culturais específicas em saúde. Os curandeiros tradicionais são possuidores de um costume milenar no cuidado da saúde. Desfrutam do reconhecimento, da confiança e do respeito de suas comunidades, mas são desconhecidos ou ignorados nas instituições de saúde e no mundo profissional.

Objetivo:

o estudo descreve as práticas de cuidado realizadas pelos curandeiros tradicionais ("ervateiro" e parteiras) em uma comunidade afro-colombiana em Guapi, Cauca, Colômbia.

Método:

o estudo etnográfico utiliza observação participante e entrevistas em profundidade com três "ervateiros" e três parteiras. A análise se realizou de forma indutiva e interpretativa.

Resultados:

os resultados encontrados evidenciam diversos métodos de cura relacionados com o uso de ervas, manipulações, fórmulas especiais e rezas, entre outros. Essa diversidade de métodos implica que as pessoas sejam vistas de maneira holística, adotando diferentes maneiras de curar e cuidar a saúde.

Conclusões:

a importância de conhecer e preservar esses conhecimentos é uma forma de expressar o compromisso por proteger, resgatar e favorecer o diálogo entre os saberes profissional e popular. É um convite a conhecer e reconhecer o papel que os curandeiros tradicionais podem ter nos sistemas de saúde.
Biblioteca responsável: CO171.1
Selo DaSilva